Aspecto Reprodutivo
Os insetos possuem sexos separados bem distintos com fecundação interna, em muitos insetos como nos besouros escaravelhos possuem marcantes diferenças entre indivíduos machos e fêmeas, onde só os machos possuem expansões frontais anteriores ("chifres"). São seres ovíparos, ou seja, com posturas de ovos, que podem apresentar três tipos de desenvolvimento:
Desenvolvimento direto (Ametábolo): não há transformação do corpo(metamorfose), pois do ovo eclode um filhote jovem semelhante ao adulto ou imago, como é o caso da Traça-de-livro.
Desenvolvimento indireto com metamorfose incompleta(Hemimetábolo): do ovo nasce uma forma jovem chamada de ninfa, que é muito semelhante ao adulto, mas sem as asas desenvolvidas. Exemplos: barata, percevejo, gafanhoto, cigarra, cupim e libélula.
Desenvolvimento indireto com metamorfose completa (Holmetábolo): do ovo eclode uma larva com aparência bem diferente do adulto, essa larva passa por um período em que se alimenta muito e vão crescendo e, através de inúmeras ecdises(mudas de pele) atinge o estágio de pupa, no qual pode haver à formação de um casulo de proteção; na pupa ocorre a metamorfose, através da qual a larva transforma-se criando suas asas num adulto, que esta totalmente formado não sofrendo mais ecdises e, portanto, não crescem mais. Exemplos: borboleta, besouro, mosca, mosquito, pulga, abelha, e outros.
Leia Mais