Pragas

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA OU FLORESTAL - São as espécies que podem comprometer a produção esperada de plantas alimentícias e extrativas, pastagens, essências florestais, grãos armazenados, etc. Alguns exemplos são: bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, lagarta desfolhadora dos citros, Heraclides thoas brasiliensis, lagarta da espiga do milho, Helicoverpa zea, cupins de montículo (Cornitermes spp.) e subterrâneos (Coptotermes spp.), lagarta-parda-do-eucalipto, Thyrinteina arnobia, mosca-das-frutas, Anastrepha spp., besourinho do trigo, Tribolium castaneum, gorgulho do milho, Sitophilus zeamais, etc.


PRAGAS DE IMPORTÂNCIA VETERINÁRIA - São os insetos (e outros artrópodos) que atacam os animais domésticos. Exemplos: pulga do gato, Ctenocephalides felis felis, mosca-do-chifre, Haematobia irritans, mosca da rinite parasitária da ovelha, Oestrus ovis, piolho da galinha, Menacanthus stramineus, bicheira, Cochliomyia hominivorax, berne, Dermatobia hominis, carrapato-do-boi, Boophilus microplus, carrapato-castanho-do-cão, Rhipicephalus sanguineus, dentre outros.

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA - Insetos (ou outros artrópodos ou animais) que atacam ou competem diretamente com o homem, podendo ou não provocar doenças. Como exemplos, podem ser mencionados: barata americana (voadora, barata de esgoto), Periplaneta americana, barata alemã ou paulistinha, Blatella germanica, mosquito da dengue (que transmite também a febre amarela), Aedes aegypti, mosquito comum, Culex spp., bicho-do-pé, Tunga penetrans, barbeiros (vetores da doença de Chagas, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi), Panstrongylus megistus, Triatoma infestans, Rhodnius prolixus, piolho da cabeça, Pediculus humanus capitis, piolho do corpo, Pediculus humanus corporis (transmissores de doenças como a febre das trincheiras, febre recorrente e tifo), piolho pubiano ou chato, Phthirus pubis, bicho geográfico (uma dermatite conhecida como "larva migrans cutânea"), Ancylostoma spp. (um verme, não um inseto), sarna ou escabiose, Sarcoptes scabiei (um ácaro), e muitos outros.

Por outro lado, existem muitos insetos que são úteis ou benéficos. Nas ordens Hymenoptera, Diptera e Coleoptera, principalmente, temos um enorme número de espécies que mantêm o equilíbrio biológico de outras espécies, impedindo que sua população aumente muito; são os parasitóides e predadores. As abelhas fornecem um grande número de produtos úteis: mel, cera, geléia real, própolis, veneno, além de serem excelentes para o estudo de sociedades animais. O bicho-da-seda (Bombyx mori) fornece a seda natural, de grande valor comercial. Antigamente, usava-se a laca natural como verniz para madeiras, produzida pela cochonilha Laccifer lacca. Ainda hoje, algumas cochonilhas são utilizadas em certas regiões do mundo para o fornecimento de cera natural, como Llaveia axin, Ceroplastes spp. e Ericerus pela.
Existem vários tipos de Lagartas e são mais freqüentes em plantas que ficam em estufa. O sinal mais visível é a presença de buracos nas folhas, mas algumas espécies tecem fios em volta das folhas. Retire as lagartas e limpe as folhas das plantas.
A Aranha Vermelha apesar de pequenina suga a seiva das plantas. Costumam aparecer em ambientes quentes e secos e se instalam na parte de trás das folhas, amarelando-as e provocando quedas prematuras.

Ácaros são tão minúsculos que parecem uma camada de poeira fina, em geral na parte de trás das folhas. São mais comuns em gerânios e violetas, que ficam atrofiadas e com flores murchas. Devem ser pulverizadas com inseticida comum.
O Piolho Verde, pretos, cinzentos ou alaranjados, costumam deixar uma secreção pegajosa por onde passam, preferem as plantas com tecidos macios e de flores muito coloridas, atacando em especial os botões.

A Tesourinha é um inseto castanho com uma pinça na parte traseira, frequente dentro e fora de casa, raramente se vê durante o dia. Costuma fazer buracos nas folhas reduzindo-as às nervuras principais. Deve ser removido, sacudindo folhas e flores.
A Cochonilha é um inseto coberto por flocos brancos, como algodão, que podem formar aglomerações nos caules e parte de trás das folhas. Limpe a planta com pano úmido ou cotonete.
Mosca Branca ou Traça, são pequenos insetos brancos parecidos com traças, muito comuns em begônias, fúcsias e gerânios. Deixam larvas na parte de trás das folhas, que ficam amarelas e caem. Pulverize com inseticida a cada três dias.

A Cochonilha Negra têm o aspecto de um pequeno disco castanho que aparecem na parte inferior das folhas. Quando adulta, desenvolve um escudo protetor contra pulverização e o remédio é removê-la usando um pano úmido e depois pulverizar a planta com inseticida.

Trips são pequenos insetos pretos que atacam crótons, begônias e fúcsias, que podem ficar desfiguradas. Voam ou saltam pelas folhas, deixando um rastro prateado. Para controlá-los, pulverize a planta sempre que necessário


1,2- Chlosyne lacinia saundersi (adulto e larva); 3- Piezodorus guildinii;
4- Euschistus heros; 5-Nezara viridula; 6- Diabrotica speciosa.




Leia Mais

Quem sou eu

Minha foto
Se queres, um dia,entender deste coração,olhe meus olhos:é neles que mora a poesia que me explica dia após dia e me mostra por inteiro.Se queres saber-me de fato, recomendo-te menos cuidado, muito carinho,pouca fala,mais riso e tato, muito tato.

Seguidores

Arquivo do blog

Poll

Quem sou eu

Minha foto
Se queres, um dia,entender deste coração,olhe meus olhos:é neles que mora a poesia que me explica dia após dia e me mostra por inteiro.Se queres saber-me de fato, recomendo-te menos cuidado, muito carinho,pouca fala,mais riso e tato, muito tato.

Template by MamaNunes Templates

TOPO