Entomologia básica

Talvez você já se tenha perguntado por quê está cursando uma disciplina de entomologia básica.

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomon significa "inseto" e é derivado do radical "éntomos", que significa "cortado, dividido"; a maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. "Logos" significa "uma palavra, dizer, fala, discurso, pensamento". Ou seja, é o estudo de alguma coisa. Portanto, "ENTOMOLOGIA" vem a ser o estudo dos insetos.

"Inseto" é outra palavra interessante, derivada do latim. "Animale insectum" significa "animal segmentado"; insectum é o particípio passado do verbo insecare, que quer dizer "cortar em" (partes). Portanto, a própria palavra INSETO reflete o fato de que esses animais possuem o corpo dividido em anéis ou segmentos.

Os insetos não são os únicos animais que possuem o corpo dividido em anéis ou segmentos. Isso pode ser também observado em aranhas, ácaros, carrapatos, centopéias, piolhos-de-cobra, escorpiões, camarões, tatuís, tatuzinhos (Isopoda), lagostas, siris, caranguejos, etc. Esse grupo maior de animais pertence a um grande ramo zoológico ou FILO denominado ARTHROPODA (ou seja, que possui "pernas articuladas"; do grego, árthron, juntura, articulação, e poús ou podós, pé). Para saber se um animal é ou não é inseto, consulte o tópico CARACTERÍSTICAS DOS INSETOS. Uma simplificação que pode funcionar boa parte das vezes é a seguinte: se o animal tem 3 pares de pernas e voa, é seguramente um inseto.
Os insetos merecem ser estudados por várias razões. Uma delas é sua diversidade, que não encontra rival entre os seres vivos. Quase 80% de todas as espécies de animais são classificadas como insetos. Alguns são encontrados em desertos áridos, outros vivem em fontes termais cuja temperatura chega a 80°C; existem insetos em picos montanhosos permanentemente cobertos de neve a mais de 6.000 metros de altitude; outros vivem sob temperaturas árticas inferiores a -20°C.

Uma segunda razão muito importante para estudarmos os insetos é que a produção de alimentos e outros produtos para uma população humana sempre crescente exige que manipulemos os ecossistemas de maneira responsável. No princípio do século passado, existia uma crença entre muitos entomologistas de que era imperativo controlar-se os insetos para a sobrevivência da raça humana. Embora saibamos hoje que apenas uma pequena fração das espécies de insetos constitui-se em pragas (cerca de 2%), ainda é verdade que essas pragas podem competir significativamente com o homem por alimentos e outros recursos.
Uma praga pode ser definida como uma espécie (não necessariamente de inseto) que apresenta as seguintes características, freqüentemente em conjunto:

§ Causa prejuízo sob algum ponto de vista (geralmente econômico);
§ Ocorre regularmente (todos os anos, por exemplo);
§ Apresenta elevados níveis populacionais.
Portanto, não é possível dizer que um inseto encontrado ocasionalmente sobre uma planta qualquer sem maior importância econômica seja uma "praga". A maior parte das espécies de insetos (cerca de 98%) não se enquadram nessa categoria. Na realidade, essas espécies todas fazem parte de um delicado, mas importante, equilíbrio biológico natural, cuja perturbação pelo homem pode, aí sim, resultar no aparecimento de pragas. São os chamados desequilíbrios.

Leia Mais

Quem sou eu

Minha foto
Se queres, um dia,entender deste coração,olhe meus olhos:é neles que mora a poesia que me explica dia após dia e me mostra por inteiro.Se queres saber-me de fato, recomendo-te menos cuidado, muito carinho,pouca fala,mais riso e tato, muito tato.

Seguidores

Arquivo do blog

Poll

Quem sou eu

Minha foto
Se queres, um dia,entender deste coração,olhe meus olhos:é neles que mora a poesia que me explica dia após dia e me mostra por inteiro.Se queres saber-me de fato, recomendo-te menos cuidado, muito carinho,pouca fala,mais riso e tato, muito tato.

Template by MamaNunes Templates

TOPO